Strict Standards: Declaration of PSPAPI_pspapi_db_adodb_extra::Connect() should be compatible with ADOConnection::Connect($argHostname = '', $argUsername = '', $argPassword = '', $argDatabaseName = '', $forceNew = false) in /var/www/nova_admin/pspapi/lib/pspapi/db/class.adodb_extra.php on line 15

Deprecated: mysql_pconnect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /var/www/nova_admin/pspapi/lib/extra/adodb5/drivers/adodb-mysql.inc.php on line 461
Refazenda
Abacateiro, serás meu parceiro solitário...


A Refazenda nasceu da grande repercussão que o site de
Gilberto Gil alcançou, ao ser lançado em abril
de 1996. Concebido pelo designer André Vallias a pedido
da empresária Flora Gil, ele foi saudado como primeira
grande referência criativa da então nascente Internet brasileira.
Um pequeno texto poético, na abertura do site, prenunciava a empresa que
nasceria alguns meses mais tarde:

"Web vem de weave = tecer; Site, do latim situs = situação, posição; daí o nosso sítio, que é local, terreno e povoação; campo, roça e fazendola. Web Site (diria então Gilberto Gil) é renda(re)fazenda..."

Ainda em 1996, a empresa recém-nascida colocaria no ar os sites dos artistas
Cazuza e Zélia Duncan, e organizaria
o primeiro lançamento oficial de uma música brasileira na web: "Pela
Internet
" de Gilberto Gil, numa parceria com Warner Music, IBM e
Globo On.

Em 1997, a Refazenda desenvolveu o projeto gráfico do álbum "Quanta" de Gil e lançou o site de Caetano Veloso, considerado por muitos um dos grandes marcos do design para mídia interativa no Brasil.

No ano seguinte, a empresa produz, entre outros, os sites da Editora Lumiar, do Projeto Novo Canto e da artista Elba Ramalho, uma rica produção em multimídia que aliou a cultura tradicional nordestina à alta tecnologia, abrindo palco para um inusitado Concurso On-line de Cordel.

Em 1999, a Refazenda desenvolveu para equipe de Regina Casé o site do programa "Muvuca" (TV Globo), uma sofisticada produção interativa, que, pela primeira vez no Brasil, revelaria, através de múltiplas webcams, os bastidores de um programa de TV.

No mesmo ano, a empresa foi chamada pela agência Ogilvy, Standard & Mather para criar o site do Free Jazz Festival, onde lançou a primeira rádio virtual brasileira com interface em Flash: a Rádio F.

Entre os diversos projetos desenvolvidos em 2000, a Refazenda enfrentaria um de seus maiores desafios: colocar no ar a rádio virtual Expresso 2222. Viabilizado através de uma parceria com o portal Terra, o site inovaria pelo design exuberante, enriquecido por um conteúdo dinâmico que se tornou referência obrigatória para os amantes da música brasileira.

Em 2001, entre outras realizações, a Refazenda criou a interface e o projeto gráfico do DVD "Gilberto Gil - Acústico MTV" , a programação visual do Camarote Expresso 2222 e o site da exposição "Brincadeiras de Papel", do SESC-SP.
Em 2002, os sites de Adriana Calcanhotto, Titãs, Jorge Mautner e Edgar Morin (SESC-SP); e o projeto gráfico do CD e DVD "Kaya N'Gan Daya" de Gilberto Gil.

Em 2003, o projeto gráfico do "Guia BR - Salvador" e do livro "Gil 60 – todas as contas"; o site de Jorge Ben Jor e uma de suas maiores produções: o site de Vinicius de Moraes, que tornou acessível na web a obra completa de um dos mais importantes poetas brasileiros.

Em 2004, a Refazenda desenvolveu a identidade visual e o site do Grupo Cultural AfroReggae, além dos sites de Arnaldo Antunes, Ary Barroso, Adriana Partimpim e a versão 2.0 dos sites de Cazuza e Caetano Veloso. E colocou no ar uma das mais originais publicações da web brasileira: a Revista Errática.

Em 2005, o site comemorativo dos 100 anos de Sartre (SESC-SP), o projeto gráfico dos CDs "Nenhum motivo explica a Guerra" (AfroReggae) e "Preta" de Preta Gil, os sites de Paulo Moura, Gal Costa, Celso Fonseca, Cid Campos, e as animações para o cenário do show de Adriana Partimpim.

Em 2006 criou o site do compositor e músico Sérgio Britto (Titãs) e Fernanda Porto. O hot-site Mário de Andrade: Missão de Pesquisas Folclóricas para SESC São Paulo, o projeto gráfico dos CDs Dois panos para manga (João Donato e Paulo Moura), Gafieira Jazz (Paulo Moura & Cliff Korman), Revirão (Jorge Mautner).

Em 2007 os sites da atriz Regina Casé, do jornalista Carlos Castello Branco (inclusão no Bando de dados de todas as Colunas do Castello, mais de 8.000 artigos) e da Poesia Concreta, o projeto gráfico do CD Uma tarde com Bud Shank e João Donato (Bud Shank e João Donato), a produção da exposição internacional pOIesis e o evento multimidia Errática no CCBB/RJ. Todo o projeto de identidade visual do Polo de Pensamento Contemporâneo – POP.

Em 2008 a produção dos sites: da Casa Stefan Zweig, Poesia Concreta, Arthur Nestrovski, Eucanaã Ferraz e Nanapini, para a Rede Povos da Floresta. O hot-site Maré para Adriana Calcanhotto. O projeto gráfico do CD Prá cá e pra lá - Paulo Moura trilha Jobim e Gershwin e o evento multimídia Errática São Paulo para o CCBB/SP.

Em 2009 a produção dos sites e hot-sites: Titãs: a vida parece uma festa, Passado Próximo, Celso Fonseca, Titãs - CD Sacos Plásticos, Edgar Morin, Gilberto Gil, Adriana Partimpim e Encontro Marcado com a Arte. A produção da aula-show "Nas palavras das canções" com Arthur Nestrovski e José Miguel Wisnik. O projeto gráfico do DVD e CD - "BandaDois", Gilberto Gil.

Em 2010 a produção dos sites e hot-sites: Camarote Expresso 2222, Age de Carvalho GraphicWorks, Inês Bogéa, Circuito São João. A produção do show Poemúsica com Augusto de Campos, Adriana Calcanhotto e Cid Campos, e do espetáculo multimídia e plurilíngue de poesia Sybabelia. O projeto gráfico do DVD e CD - "Fé na festa", Gilberto Gil do Box DVD "A Conspiração de Gilberto Gil", do DVD, Blu-Ray e CD "Fé na Festa ao vivo". A curadoria e produção da exposição Erthos Albino de Souza – poesia: do dáctilo ao dígito.

Em 2011 a produção dos sites e hot-sites: Arnaldo Antunes, Dona Ivone Lara, Circuito São João 2011. A produção do APP para IPhone e IPad Gilberto Gil. A curadoria, produção e projeto expográfico Exposição: Stefan Zweig Vive!.

Em 2012 produção do Cabaré multimídia e exposição Stefan Zweig, das exposições Gil70 e Brasil, um país do futuro.

Em 2013 produção das exposições Totem, O Caso Germani e do site José Lino Grünewald.

Em 2014 o site POP – Polo de Pensamento Contemporâneo (refeitura), do Instituto Paulo Moura e hot-site Agenda, Stefan Zweig. Projeto gráfico dos livros Há mundo por vir?, Totem: livro-álbum. Logomarca do Os Mil Nomes de Gaia

Em 2015 hot-site e landing page da Gal Costa, Adriana Calcanhotto e Arnaldo Antunes. Projeto gráfico do livro Disposições amoráveis de Gilberto Gil e Ana de Oliveira.

Em 2016 exposição itinerante TOTEM, direção cenográfica show Tributo Ulisses Guimarães e exposição Stefan Zweig, escritor de cartas.

Indiferente ao vai-e-vem do mercado, a Refazenda segue caminhando com rara coerência "nesse itinerário da leveza pelo ar"...
 
Portfolio
>Mídia Interativa
>Design Gráfico
>Cenografia

História

Contato